Ministro Gustavo Canuto inaugura obra de esgotamento sanitário em RR

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o governador de Roraima Antonio Denarium inauguram nesta sexta-feira (27 de setembro) a 5ª etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário que contempla a Capital. A cerimônia será na Rua das Acácias, sem número, bairro Piscicultura.

A 5ª etapa da obra é administrada pela Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer). Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf), por meio de convênio com o Ministério das Cidades. O investimento global é de cerca de R$ 550 milhões ao final das cinco etapas.

O Governo de Roraima, por meio da Caer, administra 42 Estações Elevatórias de Esgoto e uma Estação de Tratamento de Esgoto, na Capital. Em 2008, Boa Vista possuía 259 km de rede de esgoto, o que correspondia a 17,15%, atendendo 6.267 de ligações domiciliares.

As três primeiras etapas e estão em andamento as obras da quarta (81,07%) e quinta etapas (100%). Atualmente, as frentes de trabalho estão executando obras de implantação da rede de esgoto nos bairros Centenário e Nova Canaã (4ª Etapa). Continuam em andamento os serviços de ligações intradomiciliares da 5ª Etapa.

Com a entrega da 5ª etapa, esse  percentual passa para 76,45% de rede implantada, e até 2020, com a conclusão das demais etapas, esse número passará para 93,60%, correspondendo a 1.101,76 km de rede de esgoto na Capital, que vai atender 68.869 domicílios.