Comunidade Bom Jesus pede reforma e instalação de internet na escola municipal

Os moradores da Comunidade Bom Jesus, Área Indígena do Município de Boa Vista, na Região do Baixo São Marcos, pedem das autoridades competentes a reforma da Escola Municipal Indígena Vovó Terezinha da Silva, bem como a instalação de uma rede de internet na unidade de ensino, tendo em vista que outras comunidades já contam com o serviço.

A solicitação foi feita na sexta-feira (25 de outubro), durante visita do vereador Nilvan Santos (PSC), que se comprometeu a levar a demanda ao Poder Executivo Municipal. Na comunidade vivem 25 famílias, um total de 119 pessoas.

O parlamentar ouviu as lideranças e visitou alguns moradores, que falaram sobre as principais dificuldades enfrentadas. Nilvan apresentou um projeto que tem dado certo em outras localidades: a plantação de batata-doce para produzir farinha, alimento que já vem sendo vendido para outros estados do Brasil.

“Nós vemos que é uma comunidade que precisa de incentivo para produzir nas suas terras e alcançar a independência financeira”, afirma.

Tuxaua da comunidade, Gecildo da Silva elogiou a ideia do vereador, destacando a sua visão ampla de desenvolvimento para a localidade. O líder indígena ressaltou que Nilvan Santos sempre está presente na comunidade, ouvindo e levando as questões apresentadas para as autoridades competentes.

“Convidamos o vereador para visitar os moradores e ele veio para ir de casa em casa, conhecer de perto cada um. É muito bom a presença dele aqui e isso vem de muito tempo, não é de agora”, lembra Gecildo.

Para o parlamentar municipal, o papel do vereador é justamente sair do gabinete e conhecer a realidade da população, principalmente quem vive nas áreas mais afastadas da cidade.

“Vou constantemente às comunidades indígenas do Município. Se muita gente que mora na área urbana enfrenta dificuldades, imagina quem mora em locais tão distantes”, ressaltou.