Agentes comunitários de saúde recebem capacitação em Rorainópolis

Durante esta semana, no período de 25 a 29 de março, a Prefeitura de Rorainópolis através Secretaria Municipal de Saúde e Atenção Básica estão oferecendo o curso introdutório para agentes comunitários de saúde (ACS). O curso ocorre no auditório da Univirr, no Prédio da Universidade Estadual de Roraima (campus Rorainópolis).

De acordo com Ricardo Fonseca, coordenador da atenção básica no município, o objetivo é capacitar os agentes comunitários de saúde para realização de um trabalho com postura ética, acima de tudo para levar os problemas de saúde da população para os demais membros da equipe de saúde da família. A ideia é oferecer uma assistência de qualidade e sanar os problemas da população.

O prefeito Leandro Pereira disse que este é um curso de de extrema importância para a saúde de municipal,. “Essa capacitação vem para reforçar nosso compromisso com a saúde em nosso município”, destacou.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são trabalhadores importantes dentro do Sistema Único de Saúde. Fazem parte da Política Nacional de Atenção Básica (Portaria nº 2.488 de 2011). Eles trabalham com a comunidade da área, do bairro, da cidade ou da região rural para facilitar o acesso da população à saúde e prevenir doenças.

Os agentes comunitários visitam regularmente residências e fazem registros da população, em relação a documentos básicos para o acesso aos serviços de saúde e em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados na residência. Quando necessário, eles encaminham as pessoas ao posto de saúde ou outros locais de atendimento sempre que necessário.