Governo quer prorrogação da permanência da Força Nacional em Roraima

A prorrogação da permanência da Força Nacional no Estado de Roraima por mais 90 dias. Esse é o objetivo das tratativas iniciadas pela Cúpula da Segurança Pública com o Governo Federal. Segundo a Sesp, o reforço policial e a intervenção no Sistema Prisional são importantes para consolidar as ações preventivas e repressivas no combate qualificado à criminalidade.

O secretário de Segurança Pública, Márcio Amorim, reuniu-se na noite de sábado (9 de fevereiro) com o diretor da Força Nacional, coronel PM Antonio Aginaldo de Oliveira, para tratar da prorrogação do prazo de permanência dos agentes em Roraima. Oliveira, segundo o secretário de Segurança, já sinalizou uma prorrogação de prazo da permanência dos agentes de pelo menos 90 dias.

O Ministério da Segurança Pública emitiu a Portaria 128/2018, no dia 24 de agosto de 2018, autorizando o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio a Roraima por 180 dias. A ação previa as atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, em apoio aos órgãos de segurança pública estaduais.

A Portaria garantiu que a operação teria o apoio logístico do Governo do Estado de Roraima e que o contingente a ser disponibilizado obedeceria ao planejamento definido pelo Ministério da Segurança Pública. Foram encaminhados 120 agentes da Força Nacional e, o prazo da portaria se encerra neste mês de fevereiro, podendo ser prorrogado.

De acordo com Márcio Amorim, a partir de dezembro de 2018, com a intervenção no Sistema Prisional e o reforço da Força Nacional, houve uma redução da criminalidade.

Segundo ele, houve uma concentração de esforços que contribuiu para essa redução, como por exemplo, o fortalecimento do trabalho das Polícias Estaduais, tanto a Civil, quanto a Militar, com o apoio das forças federais, sincronizando assim um melhor resultado para Roraima.

Amorim informou que o governador Antonio Denarium, já solicitou a prorrogação do prazo de permanência dos agentes federais no Estado.

“O governador Antonio Denarium encaminhou a solicitação ao Ministério da Justiça, pedindo a prorrogação do prazo de permanência da Força Nacional por mais 180 dias. Entendemos que há essa necessidade, vez que ainda enfrentamos questões sociais que requerem uma resposta mais eficiente por parte das forças de Segurança Pública”, afirmou.

Anúncios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.