Professores reclamam de cobrança da Zona Azul

Um grupo de aproximadamente 200 professores esteve na Câmara Municipal de Boa Vista, na manhã desta terça-feira (5 de fevereiro), com o objetivo de buscar apoio junto aos vereadores da Capital, no sentido de conseguiram isenção da cobrança do estacionamento rotativo criado pela Prefeitura de Boa Vista, denominado de Zona Azul.

Os educadores lecionam em escolas localizadas no Centro de Boa Vista, que ficam no perímetro da área onde está estabelecida a cobrança, como a Lobo D’Almada, São José e Euclides da Cunha.

Os profissionais de educação afirmam que a cobrança será onerosa para a categoria, chegando a consumir até 10% do seu salário mensal, ou seja, algo em R$ 252 reais por mês. Os professores querem a isenção total da taxa da Zona Azul ou que as calçadas das escolas sejam consideradas áreas isentas de cobrança.

“Do contrário, vai ficar muito oneroso para nós que já enfrentamos muitas dificuldades”, disse Fernando Cavalcante, mm dos representantes dos professores. Ele alegou ainda que o tempo máximo de permanência dos veículos em dentro do perímetro da Zona Azul é de 3 horas, o que significa que os professores terão que interromper suas aulas para mudar seu veículo de lugar, sob pena de ter o carro guinchado.

“Nós trouxemos duas propostas para discutirmos com os vereadores. Uma delas propõe a isenção total da cobrança da Zona Azul para os professores, que teriam seus carros identificados como tal para que a cobrança não seja efetivada; e a segunda proposta é que as escolas sejam consideradas áreas isentas da cobrança da Zona Azul”, explicou Cavalcante, destacando que a lei que criou o sistema de estacionamento rotativo municipal pode ser bom para o comércio, mas é prejudicial para os servidores públicos.

Outro lado

O blog buscou ouvir a prefeitura quanto à queixa dos professores e recebeu uma nota da Secretaria de Segurança Urbana e Trânsito esclarecendo que o diálogo sobre o assunto já foi feito por meio de audiências públicas que definiram as diretrizes para o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal.

De acordo com as explicações do município “a licitação e o contrato foram feitos com base nessas diretrizes aprovadas pelos vereadores e sociedade interessada”.

A nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura diz ainda que o sistema Zona Azul, em Boa Vista “Pare Azul”, é uma realidade nas grandes cidades e capitais do país, que traz benefícios aos usuários de veículos e lojistas, em área de comércio, e se torna uma alternativa democrática, que oportuniza vagas a todos.

Anúncios

Autor: Luiz Valério

Luiz Valério nasceu em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Sou formado em Letras e atua como professor e jornalista. Tenho pós-graduação em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Escrevo blogs desde 2003 período a partir do qual passei a me dedicar ao estudo do tema. Seja bem vindo, a casa é sua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s