Secretária de Educação esclarece sobre adiamento do ano letivo

A secretária de Educação de Roraima, Leila Perussolo, concedeu entrevista coletiva à imprensa, neste sábado (2 de fevereiro), esclarecendo os motivos que levaram ao adiamento do início do ano letivo do dia 4 de fevereiro para 7 de março. Entre muitas outras questões, Perussolo enumerou as irregularidades detectadas pelas operações da Polícia Federal, uma delas no setor de transporte escolar e que envolve a deputada estadual Ione Pedroso (SD) e seu marido, o empresário José Wallace.

De acordo com a secretária de Educação, um levantamento feito à base de georreferenciamento nas rotas de transporte escolar no município de Rorainópolis detectou irregularidades em muitas delas, mostrando um excesso de empresas operando os destinos apenas no papel sem efetivamente prestarem o serviço.

A titular da Educação disse que o levantamento feito ainda durante o governo de Intervenção desnudou uma situação caótica na Secretaria de Estado da Educação e Desportos (SEED). Segundo Leila Perussolo, as gestões anteriores não planejaram as atividades da SEED nem agiram de forma proba com os recursos públicos destinados à educação estadual. O quadro, disse ela, é estarrecedor.

A deputada Ione Pedroso, que foi presa pela Polícia Federal na Operação Zaragata, deflagrada no dia 14 de dezembro para apurar desvios de R$ 50 milhões do transporte escolar estadual. O empresário José Wallace, marido de Ione, foi detido em São Paulo na noite do dia 9 de janeiro, depois de entrar na lista de foragidos da Interpol.

O sucateamento das escolas estaduais – algumas delas, segundo a secretária, tiveram a secretaria da unidade incendiada -, o furto de computadores e fiação elétrica, a falta de pessoal de limpeza e principalmente a carência de merenda e transporte escolar, em decorrência das irregularidades nos contratos, impediram o início das aulas na próxima segunda-feira, dia 4. Perussolo disse que esse período de pouco mais de um mês será usado para tentar sanar os problemas encontrados.

Acompanhe a entrevista da secretária Leila Perussolo, transmitida ao vivo pelo Blog do Luiz Valério:

Anúncios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.