Renovação de 85% marca posse de senadores hoje

Tomaram posse nesta sexta-feira (1 de fevereiro) no Senado Federal os 54 senadores eleitos em 2018. A sessão foi presidida por Davi Alcolumbre (DEM-AP), que é candidato à presidência da Casa.

Os dois novos senadores de Roraima são Chico Rodrigues, que obteve 111.466 (22,76% dos válidos), e Mecias de Jesus (PRB), 85.366 votos (17,43% dos válidos). Os dois candidatos ainda não externaram qual é seu candidato à presidência do Senado.

O blog está em contato direto com as assessorias dos parlamentares roraimenses que tomaram posse hoje e votam em breve para escolher os presidentes da Câmara e do Senado.

Alcolumbre baixou 1 ato administrativo no final da manhã desta 6ª feira que revoga decisão anterior do secretário-geral da Mesa Diretora do Senado, Luiz Fernando Bandeira de Mello.

O demista era 3º suplente da Mesa Diretora do Senado que comandou a Casa até a quinta-feira. Pretendia ser o presidente das duas sessões desta sexta-feira nas quais tomarão posse os novos senadores e depois será escolhido o novo comando da Casa.

Tanto Alcolumbre como Renan são pré-candidatos a presidir o Senado. No seu ato desta sexta-feira, Alcolumbre revogou a decisão que dava poderes a Maranhão e também demitiu o secretário-geral, Bandeira de Mello. Pretende, com isso, presidir as sessões na parte da tarde.

A disputa pela presidência da Casa é acirrada entre Renan e Alcolumbre. O senador Tarso Jereissati, do Ceará, se retirou da disputa, alegando o baixo nível da política que permeia a eleição da Mesa Diretora.

Foto: Marcos Oliveira/Agencia Senado

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.