São João da Baliza ganhará fábrica de óleo de dendê até o mês de abril

O município de São João da Baliza ganhará no início do mês de abril de 2019, uma fábrica de extração de óleo de dendê, implantada pela empresa a Brasil Bio Fuels (BBF). A matéria-prima será destinada para a produção de biodiesel, que deve ser vendido para usinas termelétricas que compõe o sistema isolado que abastece Roraima.

O presidente da empresa, Milton Steagall, se reuniu com o governador Antônio Denarium na sexta-feira (25 de janeiro) para tratar da implantação da indústria. Para o governador, a produção de óleo de palma vai alavancar a economia do Sul do Estado.

Segundo ele, para que isso se torne possível,é preciso dar celeridade a regularização fundiária e a conclusão do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE). “Assim não só a BBF poderá atuar com segurança, mas será possível atrair novos investidores”, explicou.

Steagall afirmou que em um primeiro momento, a empresa vai beneficiar a produção própria, que corresponde a uma área de 5 mil hectares. O empresário disse que a empresa já está em Roraima há 10 anos e já investiu cerca R$ 100 milhões no empreendimento. “Cultivamos a palma há algum tempo e será com essa produção que iremos iniciar os nossos trabalhos”, afirmou.


O empresário Milton Steagall, presidente da BBF se reuniu com o governador Antonio Denarium para discutir as operações da empresa no Sul de Roraima

Em pleno funcionamento, a indústria terá capacidade de beneficiar 45 toneladas por hora. A ideia é incentivar a produção de óleo de palma por pequenos, médios e grandes produtores de dendê da região. Inicialmente serão gerados dois postos de trabalho a cada 10 hectares.

“Para um empresário de fora que está em Roraima há mais de 10 anos, é gratificante ver que agora o Estado caminha em rumo ao desenvolvimento de forma efetiva. Durante todos esses anos lutamos contra entraves que dependiam apenas de força política para que fossem derrubados. Com essas garantias, iremos crescer cada vez mais e chamar a atenção de novos investidores”, declarou Steagall.

O presidente da Brasil Bio Fuels anunciou ainda que a empresa irá participar do leilão promovido pelo Ministério de Minas e Energia para o fornecimento de energia ao mercado consumidor de Boa Vista e localidades conectadas.

“O sistema de geração termelétrica pode poluir até 70% menos se utilizar o biodiesel. Além de tudo, o custo diminuiria, uma vez que o combustível fosse fabricado aqui, e isso é possível, Roraima tem um grande potencial”, afirmou.

Saiba mais sobre a BBF

A Brasil Bio Fuels, empresa 100% nacional, atua na região Norte do Brasil, nos Estado de Rondônia, Acre, Roraima e Amazonas, desde 2008. O principal investimento é no cultivo sustentável de palma de óleo e extração de óleo vegetal, utilizado como matéria-prima para a produção de biodiesel.

Anúncios

Autor: Luiz Valério

Luiz Valério nasceu em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Sou formado em Letras e atua como professor e jornalista. Tenho pós-graduação em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Escrevo blogs desde 2003 período a partir do qual passei a me dedicar ao estudo do tema. Seja bem vindo, a casa é sua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s