Ministério de Minas e Energia abre consulta pública sobre geração de energias alternativas em RR

O Ministério de Minas e Energias abriu consulta pública para a realização de leilão para o suprimento de energia fotovoltaica (captação solar) e eólica (vento /moinhos) visando acabar com os transtornos causados pela constante falta de energia em Roraima. A medida visa resolver o déficit energético no estado enquanto se resolve na Justiça o problema de licença ambiental para a construção do Linhão de Tucuruí.

A medida é resultado da gestão feita pelo governador Antônio Denarium (PSL), durante a visita da comitiva de ministros do Governo Federal ao Estado de Roraima, nos dias 17 e 18 deste mês, quando fez a apresentação do programa Roraima 2030, sobre a necessidade de geração de energias alternativas com o objetivo de livrar Roraima da ameaça do corte da energia vinda da hidrelétrica de Guri, na Venezuela.

Com o acirramento da crise política na Venezuela e o apoio manifesto pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a ameaça de desligamento da energia de Guri se torna cada vez mais real.

Marcos Jorge de Lima, secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima, explicou que durante o período que foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, ocupou uma cadeira no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), onde fez uma intervenção pelo Estado de Roraima sobre os constantes apagões.

Como resultado dessa ação, saiu nesta sexta-feira (25 de janeiro) a consulta pública para o leilão de energias alternativas, confirmado pro dia 16 de maio deste ano. “Trabalhei muito como membro do Conselho Nacional de Política Energética para que o processo avançasse e Roraima pudesse aproveitar da riqueza que temos de sol e ventos, e também as nossas biomassas”, disse Marcos Jorge.

De acordo com o secretário, a portaria para a realização do leilão estava pronta desde dezembro do ano passado e ganhou força com a interlocução do governador Antonio Denarium. “Pedimos para que o Governo Federal publicasse a consulta pública e marcasse o leilão. E assim, foi feito. Foi colocado como um dos pontos prioritários tendo em vista os problemas constantes com falta de energia no Estado”.

Roraima tem grande potencial para geração de energias alternativas

Roraima é privilegiado pela condição de sol e vento. “Temos incidência solar o ano inteiro, os ventos da região Norte com mais incidência em Normandia e Bonfim, e temos a biomassa que está instalada no município de São João da Baliza. Inclusive, o governador já recebeu uma empresa essa semana que vai inaugurar sua fábrica no início de abril e produzir energia através de biomassa.”, disse Marcos Jorge.

A apresentação do governador Antonio Denarium aos ministros marca um novo modelo de gestão e visão estratégica do Estado. Denarium tratou de pontos que são fundamentais para o desenvolvimento de Roraima e para atrair novos investidores. “Vamos superar essa crise que se instalou em Roraima e fortalecer a economia do Estado”, complementou o governador.

Anúncios

Autor: Luiz Valério

Luiz Valério nasceu em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Sou formado em Letras e atua como professor e jornalista. Tenho pós-graduação em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Escrevo blogs desde 2003 período a partir do qual passei a me dedicar ao estudo do tema. Seja bem vindo, a casa é sua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s