Faltam poucas horas para a eleição da Mesa da Assembleia

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa está acirrada.

O deputado e atual presidente da Casa, Jalser Renier (SD), trabalha a todo custo para se manter no cargo.

Só assim, ele conseguirá ter alguma relevância política nesse novo cenário apresentado no estado, diante de um governo que se propõe a combater os desmandos e a corrupção a qualquer custo.

O deputado Soldado Sampaio (PC do B), que se elegeu para seu terceiro mandato em outubro, com 4.678 votos, se apresentou como concorrente de Jalser. Sampaio é o candidato que conta com a simpatia do governador eleito e interventor Antônio Denarium (PSL).

“Entendo que o Estado de Roraima passa por uma de suas piores crises desde a sua criação e que a superação dela passa pela relação harmoniosa entre os poderes constituídos. Sendo que a ALE-RR tem um papel importante nessa superação e para isso precisa estar sob a presidência de alguém capaz de dialogar com todos os envolvidos na busca para o que seja melhor para a população roraimense”, disse Sampaio numa Carta Aberta à sociedade roraimense.

soldado-sampaio-prega-diálogo-entre-os-poderes
Soldado Sampaio disputa a presidência da Assembleia com o deputado Jalser Renier

Mas Jalser não mede esforços para manter seu quinhão de poder.

Fala-se nos bastidores da Assembleia Legislativa que o atual presidente conta com o apoio de 16 dos atuais 24 deputados. A eleição deverá ser com voto aberto por decisão da justiça. As articulações seguem em ritmo frenético nessas quase 24 horas que antecedem ao pleito.

Algumas coisas, no entanto, precisam ser ditas, pois a alternância de poder é salutar para os processos democráticos. Logo, se pensasse mais na instituição e menos em seus próprios interesses, Jalser sequer seria candidato à reeleição, uma vez que já está no cargo de presidente há quatro anos.

Ocorre que sem a presidência da Assembleia nas mãos, Jalser não terá a força e a impetuosidade que demonstra hoje. Para ser quem é e agir como age, ele precisa estar na presidência do Legislativo. Só assim tem cartas na manga para jogar o seu jogo político.

É assim que tem sido nos últimos quatro anos.

A gestão de Jalser foi marcada pela concentração de poder em suas mãos. Dessa forma ele fez o que bem quis dos muitos milhões de reais de duodécimo repassados mensalmente pelo governo. Tratou os recursos do Poder Legislativo como se fossem seus. Aliás, essa era uma queixa recorrente dos deputados, mas apenas entre em off.

Durante sua gestão também pipocaram alguns escândalos como a contratação de centenas de assessores, noticiado logo no começo da atual legislativa pela revista Veja, e o esquema desbaratado pelo Ministério Público, na Operação Cartas Marcadas.

Tem mais. Ainda sob a batuta de Jalser, foi realizado um concurso público cheio de falhas e suspeitas de fraude, que até agora tem se mostrado um verdadeiro engodo, como já mostrado por este blog.

Por último, Jalser deu demonstração de descontrole emocional e desrespeito pelas regras democráticas, quando invadiu o estúdio da Rádio 93 FM, às vésperas do segundo turno da eleição para governo, com o único objetivo de agredir a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, que anunciava uma postura neutra quanto à disputa pelo Palácio Senador Hélio Campos.

Amanhã será o dia D para os membros daquela Casa. Ficará claro, finalmente, se os novos deputados vieram, de fato, representar a nova ou a velha política. Saberemos se as promessas de campanha foram, mais uma vez, apenas falácia. Conversa pra boi dormir.

Concluiremos, ao fim e ao cabo, se os novos parlamentares foram eleitos para atender ao clamor da sociedade por uma política mais ética, limpa e transparente ou vieram apenas para praticar mais do mesmo. Para manter tudo como sempre esteve, nas mãos dos poderosos de sempre.

A conferir.

Anúncios

Autor: Luiz Valério

Luiz Valério nasceu em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Sou formado em Letras e atua como professor e jornalista. Tenho pós-graduação em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Escrevo blogs desde 2003 período a partir do qual passei a me dedicar ao estudo do tema. Seja bem vindo, a casa é sua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s