VII Forint termina com saldo positivo de 151 trabalhos são expostos

Terminou nesta quinta-feira (22 de novembro) o VII Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint), realizado no Campus Novo Paraíso (CNP) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), sul do estado. O evento contou com a apresentação de 151 trabalhos científicos.

Os banners dos projetos desenvolvidos por alunos dos programas institucionais Pibict, Pbaex, Pipad, Inova e Energia Renovável incluíram trabalhos nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas, Linguística, Letras e Artes.

O evento foi aberto na quarta-feira (21) quando foram apresentados 76 trabalhos. No segundo dia do Fórum de Integração houve a exposição de mais 75 projetos. Este ano os inscritos na apresentação dos banners receberam certificação e também premiação em troféus.

Para a premiação, os trabalhos foram avaliados por pesquisadores escolhidos pela comissão científica do fórum. Estes conversaram com os autores dos trabalhos, proporcionando ainda um intercâmbio de conhecimentos.

A aluna Antonia da Silva Mesquita, do segundo ano do curso de Agroindústria do Campus Novo Paraíso, disse que o fórum foi uma oportunidade de novas experiências, considerando que este é o primeiro evento do tipo de que ela participa. “Além de demonstrar meu projeto, adorei poder observar os trabalhos desenvolvidos nos outros campi do IFRR”, disse.

A estudante apresentou um trabalho sobre as características físico-químicas da mandioca. A pesquisa surgiu após visita a uma comunidade de agricultores. Seu projeto consiste em criar outros produtos a partir do descarte da mandioca.

O professor Carlos Matos, presidente da comissão organizadora do VII Forint, ressaltou que este ano a parte de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica teve um aspecto diferenciada, considerando a quantidade de inscritos.

“O número de trabalhos se manteve estável, mas o principal do evento foi a garantia da oportunidade de integração, além das novidades que trouxemos para o evento. A novidade da premiação dos trabalhos apresentados também incentivou a participação, e podemos dizer que isso serviu para a gente dar uma repaginada no nosso evento”, disse.

Foto: Érick Vieira (CCS / Reitoria IFRR)

Anúncios

Autor: Luiz Valério

Luiz Valério nasceu em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Sou formado em Letras e atua como professor e jornalista. Tenho pós-graduação em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Escrevo blogs desde 2003 período a partir do qual passei a me dedicar ao estudo do tema. Seja bem vindo, a casa é sua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s