Vice-prefeita de Baliza toma posse no lugar de Marcelo Jorge

A vice-prefeita de São João da Baliza, Francinilza da Costa Reis, foi empossada pela Câmara Municipal local agora há pouco, numa sessão que começou por volta das 18h, como a nova gestora da cidade.

O ato de ocorreu após a extinção do mandato do agora ex-prefeito Marcelo Jorge, condenado à prisão em segunda instância por envolvimento no caso “caso gafanhotos’, esquema de desvio de dinheiro público desbaratado em Roraima pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, no ano de 2003.

A leitura do termo de posse da nova prefeita de Baliza foi feita pelo primeiro vereador Claudir Krutli, que já havia provocado o Poder Legislativo local a afastar o Marcelo Jorge pôr várias vezes. Segundo Krutli disse ao blog, ainda na semana passada, a situação do gestor no cargo era insustentável.

 

Quatro vereadores decidiram receber a denuncia contra Marcelo Jorge, propondo seu afastamento do cargo: Claudir Krutli, Paulo da Silva, Sebastião Pereira e Antônio dos Santos. Depois de recebida a denuncia e lida na sessão realizada na manhã desta quarta-feira (24), o mandato do prefeito foi considerado extinto.

Krutli explicou hoje ao blog que Marcelo Jorge foi afastado devido à condenação sofrida no Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) por ele no “caso gafanhotos”, motivo pelo qual foi condenado a três anos e quatro meses de prisão e à perda do cargo público que estivesse ocupando.

“Ele [o prefeito Marcelo Jorge] havia entrado com vários embargos mas perdeu todos. Nesse caso, a Câmara Municipal apenas seguiu uma ordem da Justiça Federal e extinguiu o seu cargo. Quanto à prisão, essa decisão vai caber à Vara da Execuções Penais”, comentou o vereador.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.