Moradores de Baliza reclamam de qualidade da água distribuída pela CAERR

Os moradores de São João da Baliza continuam sofrendo com a qualidade da água que chega às torneiras das suas residências. Quando o problema não é a coloração amarelada e o odor fétido do líquido, é o excesso de cloro colocado pelos funcionários da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAER), o que também impossibilita o consumo. Moradores  do município procuraram o Blog do Luiz Valério para reclamar da falta de providências para a questão.

A moradora Selma Maria Sousa disse que a problemática da água em Baliza já dura décadas sem que seja resolvida. Exames feitos para aferir a potabilidade do líquido têm mostrado, ao longo dos anos, que a qualidade da água em Baliza não é propícia para o consumo humano e pode causar sérios problemas de saúde nas pessoas. A reportagem deste periódico tem colhido depoimentos recorrentes acerca de crianças com problemas de saúde, entre os quais os mais simples são diarreias constantes, decorrentes da péssima qualidade da água.

“Faz muito tempo que a água em Baliza está contaminada e a CAER não consegue resolver o problema. Agora, como se não bastasse a falta de qualidade do líquido que chega às nossas torneiras, ainda sofremos com a escassez, pois passamos vários dias sem água. E quando ela chega geralmente é de madrugada e ainda vai embora logo. É um tormento”, disse Selma.

Outro morador, de nome João, também se queixa da falta de tratamento da água. “Pode-se dizer que estamos recebendo água podre em casa”, denunciou. Tão grave quanto a falta de qualidade da água é a denuncia que ele faz sobre represálias supostamente feitas por funcionários da CAER, a quem reclama a falta de água, além da excessiva sujeira do líquido ou do excesso de cloro. “Eles colocam tanto cloro que algumas pessoas dizem que têm dias que quando a água não sai da torneira amarela ou preta, sai tão branca que se confunde com leite”, ironiza o morador.

João destacou ter gravado um vídeo mostrando a situação da água em Baliza e o enviou ao diretor-presidente da CAER em Boa Vista, Danque Esbel, mas ele nunca sequer teria visualizado o material. “Mandei o vídeo pedindo providências e para que ele saiba que as pessoas que reclamam da qualidade da água em Baliza não estão mentindo e muito menos agindo por questões políticas”, desabafou.

A Caerr informou por meio de nota que uma equipe do Núcleo de Controle Qualidade da Companhia seria deslocada já segunda-feira (27), logo cedo, para o município para apurar o que está ocorrendo e solucionará o problema.

Anúncios

Autor: Luiz Valério

Luiz Valério nasceu em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Sou formado em Letras e atua como professor e jornalista. Tenho pós-graduação em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Escrevo blogs desde 2003 período a partir do qual passei a me dedicar ao estudo do tema. Seja bem vindo, a casa é sua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s