Temer decreta emprego das Forças Armadas para garantir Lei e Ordem em Roraima

O presidente Michel Temer decretou ontem a Garantia da Lei e da Ordem em Roraima e autorizou o uso das Forças Armadas em Roraima para reforçar a segurança no estado. A medida na prática é menos drástica que uma intervenção militar. A decisão foi anunciada por Temer em um pronunciamento no Palácio do Planalto.

A assinatura do decreto instituindo a Garantia da Lei e da Ordem na fronteira de Roraima com a Venezuela ocorre dez dias depois do confronto entre brasileiros e venezuelanos em Pacaraima.

Temer justificou que o emprego das Forças Armadas tem o objetivo garantir a lei e a ordem em Roraima, dando segurança aos brasileiros e também aos imigrantes venezuelanos, que chegam ao Brasil em busca de um recomeço de vida.

Temer disse que a Venezuela enfrenta um quadro “dramático” e destacou que o “desastre humanitário” causado pela crise é resultado das “péssimas” condições às quais o povo venezuelano está submetido. O presidente assinalou que o Brasil respeita a soberania dos estados nas ações, mas frisou que só é soberano um país que respeita e cuida do seu povo.

Segundo o presidente da República, o Brasil fará “todos os esforços em todos os foros internacionais” para melhorar a situação da Venezuela. “Vamos buscar apoio na comunidade internacional para adoção de medidas diplomáticas firmes que solucionem esse problema”, completou.

Na mesma ocasião, novamente o governo federal disse, por meio do ministro Sérgio Etchegoyen (Segurança Institucional), que não cogita fechar a fronteira para os venezuelanos nem decretar intervenção federal em Roraima. A fronteira de Roraima e Venezuela é uma das áreas mais sensíveis do país e principal porta de entrada de imigrantes no território brasileiro.

Anúncios

Autor: Luiz Valério

Luiz Valério nasceu em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense. Sou formado em Letras e atua como professor e jornalista. Tenho pós-graduação em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Escrevo blogs desde 2003 período a partir do qual passei a me dedicar ao estudo do tema. Seja bem vindo, a casa é sua!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s