Interação na blogosfera

Recentemente, estive discutindo com o professor Jair Oliveira, conceitudado estudioso do campo da Pragmática, em torno da interação que o blog permite (ou não) entre emissor e receptor, fazendo deste mais que um simples leitor, mas também um produtor de texto.

Era uma das aulas do curso de Pós-graduação em Comunicação Social, Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias. Balizado por seus estudos teóricos acerca da Pragmática, o professor Jair disse que não, não há interação na comunicação via blog.

Para ele, a interação só acontece na comunciação face a face, onde se precebe a expressão e se sente o cheio do interlocutor. Pronto. Deu um clic em minha cabeça e agora me vejo tentado a desenvolver minha monografia usando o tema interação/não interação na blogosfera.

Segundo a tese do professor Jair Oliveira, a não existência de interação na comunicação na blogosfera – ou na internet como um todo – se dá devido ao fato de que o ato de blogar é solitário e o receptor, ao ler o texto postado, também o faz num processo solitário.

Ou seja, são dois indívíduos que estão sozinhos e distantes diante de um PC num processo de produção e decodificação de texto, mas que não interagem efetivamente. E agora? Há ou não há interação na blogosfera? Se você vir a ler este poste, comente-o. Emita a sua opinião. Participe!